Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Era bom! Blog sobre tudo e nada...

Este é um blog sobre aquilo que eu quiser, porque aqui quem manda sou eu! Se não gostar...peço desde já desculpas!

Era bom! Blog sobre tudo e nada...

Este é um blog sobre aquilo que eu quiser, porque aqui quem manda sou eu! Se não gostar...peço desde já desculpas!

Seg | 17.08.15

Dicas para proteger a sua casa contra assaltos!

João

Como já disse antes, estou em mudanças de casa.


Ao mudar de um apartamento no 3º andar em Lisboa para uma moradia isolada na santa terrinha, é normal começar a pensar um pouco mais em segurança e naquilo que pode acontecer a quem adquire maior visibilidade e está por isso mais exposto aos amigos do alheio.

 

Como de certeza não devo ser o único a pensar nisto e ao procurar na net encontrei informação demasiado dispersa, resolvi pesquisar e reunir aqui algumas da principais dicas para que posssa proteger a sua casa contra assaltos.

 

Dito isto, gostava de salvaguardar uma verdade Lapalissiana:

 

Se um ladrão profissional quiser MESMO assaltar a sua casa, DIFICILMENTE poderá fazer algo para o impedir!

 

Esclarecido isto, é obvio que podemos sempre dificultar ao máximo a tarefa de qualquer ladrão, mesmo profissional, esperando que o binómio de esforço/recompensa fique comprometido a ponto de a escolha de alvo recair noutra casa que não a sua.


Um dos pontos de mais facil acesso a uma casa é pela sua garagem, simplesmente porque a grande maioria das pessoas coloca fechaduras simples na sua garagem, desconsiderando que este é um dos pontos mais visados por ladrões, especialmente quando a garagem permite acesso directo à casa.

 

Assim:

 

Utilize uma boa porta e fechadura para a passagem entre a sua garagem e a sua casa, similar à fechadura que colocaria numa normal porta exterior;

 

Tranque as portas e vidros do seu carro enquanto ele se encontra na garagem;

 

Não deixe as chaves de casa no seu carro ou em qualquer outro lugar na garagem;

 

Não deixe as chaves de casa "escondidas" sob os tapetes, em plantas, por baixo da caixa de correio, dentro da portinhola da água ou em outros lugares comuns. Pode pensar que aquele é um esconderijo fantástico mas existem muito boas possibilidade de um ladrão experiente encontrar a sua chave;

 

Mantenha suas chaves sempre consigo;

 

• Não faça da sua casa um castelo inexpugnável. Apesar de grades em todas as janelas, muros de 3 metros de altura e outras medidas de segurança serem boas para impedir pessoas de entrar, lembre-se que além de atrairem demasiada atenção para a casa, ao responder a uma chamada de emergência, os bombeiros, o INEM ou a polícia, poderão ter de entrar em sua casa;

 

• Mesmo que o INEM, a Polícia ou os Bombeiros sejam bons no que fazem, de vez em quando necessitam de encontrar uma entrada alternativa, como uma janela da frente e as grades ou outros dispositivos mais radicais não ajudam nada...

 

Instale boas luzes exteriores. Compre um ou vários olhos de boi, porque além da luz que oferecem, possuem estruturas blindadas o que os torna mais difíceis de inutilizar por alguém com más intenções. Se há coisa de que todos os ladrões gostam é do escuro e uma casa bem iluminada é bom um factor dissuasor.

 

Instale uma fechadura de duplo palhetão ou de cilindro duplo europeu. São fechaduras mais complexas e dificeis de arrombar, por isso não arrisque com uma fechadura comum.

 

• Pense em comprar porta blindada ou uma porta de segurança de qualidade. São mais dificeis de arrombar e apresentam uma dificuldade acrescida num assalto.

 

Instale foto-detectores ou detectores de movimento e em conjunto, pense em comprar camaras de vigilância exteriores. Um conjunto de detectores de movimento com uma ou duas camaras de vigilância das mais económicas podem dissuadir alguns ladrões, pelo menos os menos profissionais. 

 

• Hoje em dia pode instalar esses detectores e configurar essas camaras de vigilância para serem controladas directamente no seu telemóvel. Essas camaras chamam-se Camaras IP e podem ser adquiridas online por valores apartir dos 75€ cada câmara. Os foto detectores ou detectores de movimento custam a partir de 10€ cada um.

 

• Pode também fazer um contrato com uma Empresa de Segurança tipo Securitas, mas aí os valores sobem radicalmente.

 

SUPERDICA 1: Adquira e instale placas dissuasórias a informar que a casa tem instalação de alarme, mesmo que não o tenha ainda instalado…ainda. 

 

SUPERDICA 2: Compre um pastor alemão e treine-o! Além de ser uma óptima companhia, é um dos melhores cães de guarda que existem. Bem treinados, apenas aceitam comida dos donos - por isso não existe perigo de ser envenenado por ladrões, obedecem a vozes de comando facilmente e são bastante dissuasores pelo porte e barulho que fazem.

 

 

Outros concelhos práticos:

 

Faça uma boa manutenção. Mesmo as melhores e mais seguras portas, sistemas de fechaduras, sistemas de video-vigilância e os seus componentes necessitam de manutenção ao longo do tempo. Sistemas de segurança em mau estado de manutenção são sempre mais fáceis de ultrapassar por um ladrão determinado que queira entrar em sua casa.

 

Instale um trinco interior na sua porta para uso quando estiver alguém em casa. Não é um dispositivo que possa ser facilmente ultrapassado e acrescenta bastante segurança em instrusões pela porta.

 

Concelhos mais ou menos tontos, mas que funcionam:

 

Esta medida de segurança é apenas de alarme, mas funciona.

Tirei-a de uns filmes de espiões de vi recentemente:

 

Coloque uma garrafa de vidro (vazia) de cabeça para baixo, equilibrada na maçaneta da porta. Quando a maçaneta rodar, a garrafa cai e o barulho alerta-o. Com alguma sorte, é um ladrão que além do barulho que faz, ainda se espeta nos vidros da garrafa…

 

• Se correr mal, pode eventualmente acontecer o mesmo, mas ser a sua mulher a entrar em casa e espetar-se nos vidros.

 

E pronto, foram estas algumas das ideias que consegui encontrar e que vou implementar.

Já sabem, se quiserem dizer qualquer coisa, força!

 

Fato de Ladrão