Restaurantes que eu recomendo: Ti Gracinda dos Leitões em Brejos de Azeitão
Quase toda a gente que é gente do Norte, como eu, sabe que ir à Mealhada em peregrinação ao leitão é um costume ancestral e guardado quase religiosamente pela malta amiga do bom tacho, da qual eu faço parte integrante!
Se ao belo do leitão estaladiço e douradinho juntarmos uma ou duas garrafinhas de Sarmentinho branco está criado um cenário digno de Rei.
Infelizmente e por virtude de me ter deslocado para Lisboa faz quase 15 anos, as vezes que consigo deslocar-me à Mealhada e particularmente à Meta dos Leitões (a original e não as que aí andam nos Shoppings...) é cada vez mais diminuta.
É claro que um moço desenrascado como moi-même, tinha de encontrar algum restaurante cá por baixo que desse para matar o bichinho...(piada parva...para o leitão).
Dos vários restaurantes que experimentei, gostei particularmente de 2:
- Um restaurante no Prior Velho, O Leitão do Prior, do qual falarei no post;
- Um restaurante em Azeitão, A Ti Gracinda dos Leitões, por coincidência é sobre este restaurante que aqui vos falarei;
O restaurante Ti Gracinda (vamos lá abreviar o nome que é grande) é famoso acima de tudo pelo leitãozinho assado.
Não é nenhum Cochinillo de Segovia, mas sendo um pouco mais velho, mantêm a característica que qualquer amante de leitão..rsrsr isto saiu mal...conhece: carne tenra, húmida e suculenta, sem aquele sabor a ranço mais pronunciado e persistente.
A D. Gracinda é uma querida e o restaurante na Rua da Florex, apesar de não ganhar nenhum prémio de design, é grande e arejado, limpo e bem localizado - até porque as Gaviotas são o local chic de Azeitão.
Agora ao leitão:
Uma dose custa 10€, bem com as já famosas e apropriadas batatas fritas às rodelas, um pequeno recipiente com salada russa (não sei porquê e nem nunca tinha visto, mas a verdade é que funciona bem!) e com uma dose generosa de molho de pimenta para quem como eu, não dispensa toda e qualquer molhanga.
Se forem 2 adultos medianos, que não comam como lobos, uma dose dá bem.
Se forem 4 pessoas, por exemplo 2 adultos e 2 crianças, 2 doses chegam e ainda sobra.
Com estes preços e doses, facilmente se entende que o binómio qualidade vs preço é um dos pontos fortes desta casa.
O outro ponto forte é a qualidade do leitão, que vem sempre (pelo menos para mim) quente e estaladiço, acabadinho de fazer.
Apenas 2 pontos de melhoria:
As entradas - não cabe na cabeça de ninguém apresentar salada de leitão, com vinagre tipo escabeche...é estranho e desvirtua o coitado do animal que deve dar voltas na cova de cada vez que é comido assim.
As sobremesas - a maioria da vezes que lá fui, ou apanho com sobremesas em que só se vê chantily, ou com aquelas coisas normais e comuns de todos os restaurantes - mousse, arroz doce, pudim, etc...
Quanto às entradas, escolham lá outra coisita, um queijinho seco ou algo que o valha.
Quanto às sobremesas, deixo um concelho/sugestão: façam lá uma parceria com a Pastelaria Regional Cego, que com as suas tortas, delícias e beijinhos, tem qualidade mais que suficiente para vos elevar a outro nível.
Independentemente das entradas e/ou sobremesas, eu vou lá é pelo Leitão e por isso mesmo venho sempre de sorriso na cara, por isso e para mim Bom Leitão é na Ti Gracinda dos Leitões!